Review: A Vida Invisível de Eurídice Gusmão

No comments

Eurídice Gusmão Campelo é uma jovem mulher que mora no Rio de Janeiro dos anos 1940, mais especificamente no bairro da Tijuca, com seu marido e dois filhos.

Apesar de ter uma mente brilhante e ser boa em tudo que faz, Eurídice decide se tornar uma dona de casa após o casamento com Antenor. Alguns anos depois o casal contrata Maria das Dores, que se torna responsável por todas as tarefas domésticas. A partir desse momento os dias da sra. Gusmão-Campelo passam a se dividir entre os de completa devoção a um hobby (o que irrita seu marido) e completa indiferença com a vida (o que preocupa Antenor).

Além de seu marido, Eurídice também tem que lidar com vizinhas como a Zélia, fofoqueira profissional, e com o buraco deixado por Guida, sua irmã mais velha que fugiu de casa ainda adolescente. Ao longo do livro nós conhecemos as histórias desses personagens e o motivo pelo qual se comportam de tal maneira.

Esse livro já ganhou uma adaptação para filme que promete ser muito boa. Ele ganhou o prêmio Um Certain Regard no festival de Cannes desse ano, foi escolhido para disputar uma indicação no Oscar 2020, e tem Carol Duarte e Fernanda Montenegro interpretando a Eurídice. O longa tem previsão de estreia para final de outubro, e eu quero assistir não só pelos prêmios, mas também pela história. Eu gostei muito da maneira como a Marta Batalha escreveu o livro. E, apesar de essa ser uma história ficcional, ela poderia ser verdadeira.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s